terça-feira, 25 de março de 2014

Como doar sangue no Japão

Atualizando: Você pode encontrar facilmente cartazes com a cruz vermelha em depatos e home centers, atente para o dia e hora e se não dominar a língua leve alguém para ajudar. É possível fazer doação de sangue nos hospitais (é claro, rs) se este for o seu caso, procure no balcão de atendimento do hospital. eu acho, não tenho certeza absoluta que é assim que se fala: 私は献血したい (Watashi wa kenketsu shitai) eu quero doar sangue!
 Se algum tsuyaku de plantão ler e eu estiver errada, por favor me corrija nos comentários!


Esta postagem é de 2 anos atrás, estava em outro blog, mas as informações continuam valendo!

 
Doar sangue,sem dúvida é doar vida!Eu doava sangue quando estava no Brasil,mas depois que cheguei ao Japão,não conseguia as informações para prosseguir doando,mas neste sábado passado(26/07) consegui doar sangue!Com a ajuda de minha cunhada para traduzir e preencher a papelada,depois de uns longos minutos conseguimos.Aqui existem ônibus,que vão passando em pontos estratégicos para a doação.

Requisitos para poder doar sangue:

Ter entre 18 e 60 anos;
Mais de 50 Kg;
Nunca ter tido:

Hepatite;
Qualquer icterícia;
Malária;
Sífilis;
Epilepsia (convulsões);
Hipertireoidismo;
Diabetes;
AIDS, Doença de Chagas e Câncer;
No dia da doação não estar:

Usando nenhum medicamento;
Resfriado;
Com qualquer infecção;
Com herpes em atividade;
Com manifestação alérgica;
Grávida, nem amamentando;
Cirurgia há menos de 06 meses;
Não pertencer aos grupos de:

Comportamento sexual de risco;
Viciados em drogas;
Alcoólatras;


Intervalo mínimo entre as doações:

O sangue doado é reposto pela medula, em até 15 dias;
90 dias (mulher), durante o ano somente 3 doações;
60 dias (homem), durante o ano somente 4 doações;
As pessoas entre 60 e 65 anos, só podem doar sangue uma vez em cada 6 meses;
Importância da Doação:

Doar é simples e totalmente seguro, pois não engorda, não dói, não vicia, não afina e nem engrossa o sangue;
Só sangue substitui sangue e a falta dele pode cancelar a cirurgia de um ente querido seu. Todo material utilizado na coleta é descartável;
O sangue é um tecido vivo que tem várias funções como: Transporte de oxigênio e nutrientes, proteção do organismo e coagulação;
Os hospitais precisam de estoque regulador de sangue. A doação voluntária é a única maneira de abastecer os estoques dos hospitais.
IMPORTANTE:Se você estiver no japão como eu,e não dominar a língua e a escrita,leve alguém que saiba!!

Um comentário: